A Caixa Econômica Federal suspendeu, oficialmente, os pedidos de novas contratações do crédito consignado do Auxílio Brasil na última sexta-feira (4), com previsão de retomada dos pedidos no dia 14 de novembro, a partir das 7h.
O banco, que já não estava ofertando o empréstimo desde às 19h da terça-feira (1º), afirmou que a modalidade está suspensa para que a instituição possa processar a folha de pagamentos do benefício.
O processamento da folha de pagamentos do Auxílio Brasil envolve a Caixa, que opera a linha de crédito; a Dataprev, estatal responsável pela lista dos beneficiários, e o Ministério da Cidadania, que cadastra os participantes do programa.
A Caixa não é a única financeira habilitada para ofertar o benefício, por isso os outros bancos podem continuar com a linha de crédito. Segundo o Ministério da Cidadania, 14 bancos podem oferecer a modalidade, mas nem todos já estão começaram a aceitar pedidos de empréstimo do Auxílio Brasil.
A liberação do consignado vem sofrendo vários problemas e suspensões desde seu lançamento. Em outubro, a Caixa já havia suspendido os pedidos deste crédito para manutenção de sistemas tecnológicos, além de ter recebido orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) para congelar por 24h a liberação dos valores no mesmo mês.
Além disso, o prazo previsto para análise e liberação do consignado também sofreu impacto. Inicialmente, o governo previa que em até 48h o valor fosse disponibilizado, mas o prazo já foi aumentado para duas semanas e depois reduzido, sendo liberado agora em até cinco dias úteis._
Publicada em : 07/11/2022
Fonte : Portal Contábeis