Gestão de crises, criatividade e comunicação: você tem as habilidades essenciais para ter um cargo de alta direção? – JRL Empregos

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Gestão de crises, criatividade e comunicação: você tem as habilidades essenciais para ter um cargo de alta direção?

Uma nova era de crises requer uma nova era de lideranças e profissionais diferenciados.

Os últimos três anos desafiaram as habilidades dos líderes executivos de todos os lugares do mundo. As condições de negociação globais antes consideradas garantidas foram viradas de cabeça para baixo por uma pandemia, conflitos e o reconhecimento crescente do risco das mudanças climáticas.

Por sua vez, eles têm enfrentado diversas interrupções nas cadeias de suprimentos, turbulências econômicas e inflação no preço da energia e dos alimentos.

Passada a pandemia e sua recuperação, agora os líderes enfrentam múltiplos desafios econômicos, ambientais e políticos – combinados com o crescimento da inteligência artificial – que estão causando uma ampla interrupção e continuarão a dominar as discussões na sala de reuniões. Portanto, à medida que as empresas enfrentam uma era de múltiplas crises, é essencial saber quais habilidades são indispensáveis para estar preparado para cargos de alta direção – e de muita responsabilidade.

Os ‘três Cs’ das habilidades eficazes de liderança executiva

Segundo os especialistas da empresa de recrutamento e seleção de grandes empresas, a Robert Half, existem três habilidades essenciais para cargos de alta direção: gestão de crises, criatividade e comunicação.

A capacidade de se adaptar rapidamente em condições adversas; criar soluções para problemas complexos; e saber como manter a equipe unida são habilidades sólidas de liderança que serão vitais nos próximos anos.

1. As empresas buscarão líderes com experiência em gestão de crises: 

Por exemplo, aqueles que trabalham em mercados familiarizados com alta inflação, como a América do Sul. Esses profissionais possuem um profundo entendimento de lidar com cadeias de suprimentos e preços voláteis.

Eles podem trazer sua experiência para salas de reuniões europeias que atualmente estão experimentando as mesmas condições. Aqueles com experiência recente mais próxima de casa também estão bem posicionados para navegar no futuro.

2. A criatividade auxiliará os líderes executivos na resolução de problemas:

Se uma empresa perdeu uma fábrica na Ucrânia, por exemplo, ela terá que substituir a receita perdida e um fornecedor chave, ao mesmo tempo, em que cuida das pessoas que emprega.

No futuro, as equipes terão de desenvolver alternativas e soluções de maneira rápida, à medida que eventos geopolíticos se desenrolam; isso é especialmente importante para empresas públicas vinculadas a relatórios trimestrais. A crescente presença da inteligência artificial também exigirá pensamento criativo e novas formas de fazer negócios.

3. Comunicação sempre foi essencial para cargos de alta direção, mas agora é ainda mais importante: 

O trabalho híbrido ampliou a necessidade de comunicação regular, clara e suave com os colegas. Ferramentas de comunicação digital desempenham um papel maior para forças de trabalho distribuídas geograficamente.

Múltiplas crises aproximaram as empresas de seus clientes, também mantendo-os atualizados com aumentos de preços e desafios nas cadeias de suprimentos. As habilidades de comunicação são uma ferramenta-chave para a liderança executiva.

Uma nova era de crises, mas também uma nova era de liderança

Esta nova era exigirá uma combinação única de habilidades essenciais para profissionais que ocupam cargos de alta direção. À medida que mudanças profundas se propagam pelo mercado, o que acontecerá a seguir definirá a liderança executiva por décadas.

Com informações Robert Half